Dalua do Rosa

Dalua do Roza, filho de Caruso HL com Diana da São José, pertence ao criador Rosimar Silva, da Fazenda Santa Clara, no municipio Bela Vista de Goiás, cidade reconhecida nacionalmente como a capital Goiana da Raça Gir. Dalua do Rosa, que tem Igenity 7, integra a 4ª Bateria de Touros do Programa de Melhoramento Genético para Leite da Raça Gir em Goiás, desenvolvido pela Embrapa Gado Leite, em parceria com a Associação Goiana dos Criadores e Gir - Girgoiás. A fazenda Santa Clara vende permanentemente Matrizes, Tourinhos Gir e prenhezes sexadas de fêmea. (62) 8415-3211

Teste de Progênie Girgoiás/Embrapa


Foto: Arquivo Girbrasil

Rosimar Silva, Athos Magno, Juscelino K. Gomes (JK) e Gilmar Cordeiro, foram os criadores que formataram a idéia do teste de progênie de Goiás e foram eles também, que negociaram o primeiro convênio da Girgoiás com o governo Federal para liberação de recuros para implantar o projeto.

Embrapa/Girgoiás


Em 1995, um grupo criadores de Gir do Estado de Goiás, vinculados a Associação Goiana dos Criadores de Gir, decidiu que o Estado deveria lutar para ter um teste de progênie e dar a oportunidade de testar cientificamente as linhagens aqui produzidas há décadas, sob pena de perdê-las sem o devido conhecimento das suas potencialidades para a produção de leite.

É sabido que importantes e valorosos criadores de Gir no Brasil nunca se preocuparam com a produção de leite dos seus animais, criando-os exclusivamente com base num padrão que priorizava o porte e a beleza das características raciais. Isso, em confronto com o outro grupo que considera a produção de leite a mais importante no Gir, gerou uma divisão que quase levou o Gir a bancarrota. O resultado foi à existência de duas associações nacionais representativas da raça: a Assogir e Abcgil; a denominação de Gir padrão e Gir Leiteiro, que, recentemente, obrigou a ABCZ a adotar dois julgamentos da raça, um para os leiteiros e o outro para, como diz Gabriel Andrade, os “racistas”.

É verdade que leiteiros e padrãozeiros não se bicam. Mas já foi pior. As novas gerações de criadores, principalmente os herdeiros dos tradicionais rebanhos, têm visões diferentes dessa convivência e são mais empreendedores e lidam com essa divisão com menor vigor passional.

Quando Goiás decidiu iniciar um teste de progênie, em nenhum momento estava excluindo a importância do teste existente da Abcgil, mas julgando que com isso estaria complementando a seleção de Gir leiteiro no Brasil ao abrir uma nova frente de pesquisa, com linhagens alternativas, que ainda não foram testadas e que podem ser uma alternativa para a ampliação da base genética do Gir leiteiro nacional.

Com essa filosofia e com esses propósitos, Goiás buscou o governo federal e de Goiás para, juntos fundar o Programa de Melhoramento Genético de Gir para leite do Estado de Goiás e já está na sua 4º bateria de touros.

Implantar e consolidar este teste em Goiás não foi fácil. Pois foi necessário convencer, primeiro o governo, por meio da Embrapa e depois os criadores da importância de evento como este. Para isso, no campo da pesquisa, Mário Luiz Martinez (foto), pesquisador da Embrapa Gado de Leite, fundador e ideólogo do Programa Nacional de Melhoramento Genético do Gir Leiteiro Embrapa/Abcgil, foi uma pessoa extremamente importante.

Martinez, com sua sabedoria de cientista, de olho no futuro da raça, na evolução de uma raça leiteira brasileira, com responsabilidade social para a produção de alimento para o país, abraçou a idéia e colaborou desicivamente para a elaboração e execução do projeto que lançou o teste de progênie de Goiás.




Emílio da Maia de Castro (foto de chapeu) é o atual presidente da Associação Goiana dos criadores de gir foi quem deu continuidade ao teste de progênie. Rui da Silva Verneque (foto) é pesquisador da Embrapaq Gado de Leite, responsável pelo teste de progênie de Goiás e da Abcgil.

Nenhum comentário:

Ursa ZS, filha de Alecrim II - Tia de Dalua do Rosa
Castor HRL, filho de Caruso, irmão de Dalua do Rosa.